Instituto ABDA
QUEM SOMOS?
O
Instituto Abda é uma entidade associativa sem fins lucrativos, fundado em 28 de
outubro de 2014, por iniciativa de pessoas interessadas em servir ao próximo,
com sede na Rua Walt Disney, 362 – Jardim Elvira – Osasco – SP.
Tem como foco a atuação no
segmento social, com vista a alcançar crianças, adolescente, jovens e adultos,
objetivando a promoção no atendimento das necessidades básicas do indivíduo,
através de ferramentas que propiciem o seu desenvolvimento intelectual, por
meio de projetos artístico, sociais, assistenciais, culturais e comunitários em
geral.
A proposta do Instituto Abda
é auxiliar no amparo da população e dar suporte aos que estão em situações de
vulnerabilidades e riscos (pessoais e sociais), desenvolvendo trabalhos
socioeducativos, de lazer, esporte, moradia, cultura, bem como oferecer todo o
apoio necessário para acesso destes a inclusão social, digital, profissional,
educacional etc.
MISSÃO
Estimular o desenvolvimento educacional
e cultural do maior número de crianças, adolescentes, jovens e adultos de nossa
comunidade, promovendo, por meio de ações favoráveis, possibilidades legítimas
de transformarem suas realidades “ATRAVÉS DA ARTE”, do
fortalecimento da conscientização socioeducacional e da exteriorização de seus
potenciais.
VISÃO
Ser reconhecida como uma organização
que desenvolve e dissemina práticas que contribuem na transformação social,
através de ferramentas educacionais, musicais e culturais em geral.
VALORES
O Instituto Abda baseia seus valores
na:
Ø
Ética
cristã de seus membros;
Ø Formação
educacional e cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos para que
possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades;
Ø
Transparência
de suas ações como entidade, e
Ø
Responsabilidade
social de suas ações.
Histórico
da Organização (com apresentação de dados e informações relevantes sobre a área
de atuação):
Em meados de 1991, a partir da necessidade
de aprimoramento da então Orquestra em desenvolvimento chamada Abda, surgiu a concepção para formação
de músicos. Inicialmente, estruturou-se um programa contínuo de formação
musical que deu origem à “Escola Abda de Música”. Em mais de
três décadas, o percurso formativo consolidou-se como eixo de desenvolvimento
humano, educacional e profissional, tendo atendido mais de 5.000 estudantes.
Muitos egressos atuam hoje em palcos e instituições de referência no Brasil (a
exemplo da Sala São Paulo e de diversos teatros municipais) e no exterior
(Alemanha, Israel, Canadá, Suíça), evidenciando a qualidade e a perenidade do
trabalho.
Em 2014, constituiu-se
oficialmente o Instituto
ABDA (OSC sem fins lucrativos) com a missão de “Transformar vidas por meio da arte”.
Não se trata apenas de ofertar atividades culturais, mas de usar a cultura como vetor estruturante
de inclusão social: o Instituto organiza trilhas formativas e mediação pedagógica em
música, integra apoios
socioeducativos e promove acessos reais a direitos para pessoas em vulnerabilidade e risco.
A atuação é intersetorial — dialoga com educação, qualificação profissional,
inclusão digital, esporte, lazer e moradia — e se ancora em governança e
compliance, com metas, indicadores e prestação de contas auditáveis. Esse
arranjo permite escala e continuidade: projetos replicáveis, parcerias públicas
e privadas de longo prazo e resultados verificáveis (adesão escolar,
permanência, repertório cultural ampliado e inserção qualificada em redes de
proteção e oportunidades).
Desde então, o Instituto
ABDA vem ampliando e qualificando suas alianças estratégicas com
sociedade civil, órgãos públicos e iniciativa privada, por meio de termos de
colaboração, convênios e patrocínios que asseguram escala, continuidade e
capilaridade territorial. Esse arranjo consolidou a instituição como referência
regional em formação musical, mediação cultural e produção artística, com
entregas lastreadas em metas, indicadores e evidências documentais. No
eixo de proteção à infância e adolescência, a OSC atua estritamente conforme
o ECA (art. 90), adotando protocolos de salvaguarda, critérios de
acesso transparentes e procedimentos de gestão e compliance
(planejamento, monitoramento, controle orçamentário e prestação de contas auditável).
O resultado é um modelo de atuação reprodutível e confiável, capaz de
gerar impacto comprovável — aumento de acesso e fruição cultural, melhoria de
engajamento escolar, inclusão e acessibilidade — mantendo convergência plena
com as diretrizes legais e de políticas públicas.

